Gincana

03 a 06 de outubro

Gincana Rede de Escolas São Francisco

A trajetória da Gincana começou com a Escola Paroquial São Francisco, onde ocorriam atividades com alunos e um desfile de carros pelos arredores do bairro.

O novo formato da Gincana da Rede SF surgiu em 1996, quando o Padre José Luiz Schaedler assumiu a Direção Geral da Rede de Escolas São Francisco. A proposta era oportunizar aos alunos, educadores e colaboradores uma atividade pedagógica que fosse celebrada juntamente com a comunidade escolar, contemplando os valores da instituição.

Diante deste desafio, a equipe de Educação Física passou a organizar este evento de caráter socioeducativo, o qual ocorre todos os anos, marcando o aniversário do Padroeiro da Rede – São Francisco de Assis. Já no início do ano letivo, começa a organização e mobilização das turmas com seus regentes. Em seguida, começam as tarefas antecipadas envolvendo ações de solidariedade, sustentabilidade e datas comemorativas. A abertura acontece com a celebração de uma missa campal, com a participação de mais de 3000 estudantes envolvidos, educadores de toda a Rede, familiares e a presença dos principais sacerdotes da nossa cidade.

Os dias seguintes são dedicados à realização das tarefas previamente preparadas pela Comissão Organizadora, momento de grande expectativa, que envolvem atividades práticas, em sua maioria colaborativas, promovendo a integração e a socialização entre os educandos.

A culminância se dá com a CAMINHADA DA PAZ, um desfile de equipes pelos arredores da escola, marcando os momentos finais de cada Gincana, com a participação de alunos, educadores, pais e comunidade escolar, envolvendo mais de 3500 pessoas a cada ano. Na sequência, são reveladas as equipes vencedoras da gincana e a sua premiação. Momento este muito aguardado pelos alunos, marcando o encerramento da gincana.

A gincana da Rede de Escolas São Francisco é uma ferramenta pedagógica com o objetivo de contribuir na formação integral de nossos educandos, alinhando-se com a missão da Rede de “Educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana, num ambiente seguro e acolhedor.”

Prof. Ms. Antônio R. C. Cimirro

Coordenador da Gincana da Rede SF