O professor de História, Joel Bueno elaborou um projeto inovador no Instituto de Educação São Francisco. Cidadania, conceito antigo, desde o mundo grego, mas no Brasil, muito pouco desenvolvido nos estudos interdisciplinares nas Escolas. Neste contexto, os alunos do Ensino Médio foram desafiados a visitarem Creches, Asilos, Escolas públicas de Educação Infantil entre outros locais de cunho comunitário e social. As visitas realizadas pelos estudantes colocaram, diante deles, realidades não vividas e por vezes, desconhecidas, destacou o professor Joel. Este projeto, segundo o professor de história conta com a participação de todos os estudos desenvolvidos nas outras disciplinas do currículo.
“Hoje em dia presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania, com um discurso que vai muito além das práticas da sala de aula.
A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais. No contato com o grupo, a educação deve estar voltada para fatores que englobam os interesses dos mesmos, sendo associados a valores morais e éticos”, explicou Joel Bueno.
O projeto educativo Cidadania prevê um processo de crescimento do alunado e nesse sentido, deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
As apresentações dos grupos estão sendo realizadas no auditório e conta com uma banca de professores avaliadores de outras disciplinas, além da avaliação individual de cada aluno da turma.