Estudantes do Ensino Médio apresentaram danças gaúchas e a saga de Sepé Tiaraju
Os estudantes do Ensino Médio, do Instituto São Francisco – Zona Norte, apresentaram, no dia 19 de setembro, no pátio da escola, as culturas gaúchas em forma de danças e dramatizações. O evento marcou as comemorações da Festa Farroupilha 2019, em todo o Estado. O tema Farroupilha desse ano foi o ícone das tradições gaúchas, Paixão Cortes. Durante os espetáculos, os alunos do turno da manhã e familiares acompanharam as apresentações nos ritmos, Polaiser (Tio Mederico), Sábado o Dia, Milongas para as Missões, Rancheira e Polonézia, Grito de Liberdade, Chimarita, Castanhola, Balaio,Maragato Farroupilha, Gana Verde, Gaúcho de Coração e Anú.
A grande novidade desse ano ficou por conta da turma 31que encenou, de forma monumental, a saga de Sepé Tiaraju. Um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por lei. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões. Sepé liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri. Ele foi morto nesta rebelião, no dia 07 de fevereiro de 1756. Para Lucas Simões, estudante da turma 31, que protagonizou o herói guarani, Sépe Tiaraju, é a figura mais importante do Rio Grande do Sul, juntamente com o Negrinho do Pastoreio. Disse Lucas: “Nós resolvemos homenagear Sepé neste evento porque ele foi e continua sendo o herói Guarani” e nosso. “Sem ele, não seriamos bairristas e não teríamos a garra gaúcha que temos hoje”. Continua ele: “Aprendemos a lutar pela vida através de Sepé Tiaraju”. “Agradecemos a ele por sua ousadia e sua existência e resistência”, finalizou.
A Estudante da turma 33, Júlia de Vargas Abruzzi, disse que foi emocionante passar horas com os colegas e até finais de semana ensaiando para este dia. “Esse momento é único e esperamos anos para esse dia”. “Chegar no 3º ano é uma conquista e apresentar hoje, é um sonho”, concluiu. Helen Horvath, da 32, relatou que é uma expediência única. “Vai ficar na memoria e na saudade da gente, para sempre. Nunca esquecermos o dia de hoje”. Vamos olhar para o passado com muito carinho e é esse dia que vai retornar com muito amor e carinho”, relatou.
O evento foi acompanhado pelo Diretor pedagógico, Vitor Luiz, que está de aniversário hoje; e demais professores e setor pedagógico, além da maravilhosa presença dos pais e familiares. Os organizadores agradeceram os alunos e seus familiares de forma muito particular e com muito carinho. “Obrigado pela dedicação e empenho de todos vocês”, disse o professor Joel Bueno em nota de agradecimento
Onde estão às fotos da apresentação da turma 33.
Porque a escola faz esse tipo de discriminação?
Até onde sei, existem três turmas de terceiros anos.