Por uma Educação Plural

Os professores e colaboradores da Rede de Escolas São Francisco retornaram às suas atividades na quarta-feira (12) e vão até o dia 15 participar da semana de formação pedagógica.
Neste segundo dia de formação, no Instituto-Zona Norte, eles foram acolhidos pela equipe pedagógica no Salão de Eventos. O Diretor pedagógico, Professor Vitor Hinrichsen acolheu com muita empatia, todos os professores e dirigiu, a eles, algumas palavras.
Segundo Vitor, uma escola plural está pautada na gestão e na pedagogia que apostam na diversidade de visões de mundo, estilos, valores, saberes e afetos, presentes em qualquer espaço comum. Isso significa pensar a escola como lugar de um trabalho coletivo de sistematização, produção e difusão de conhecimentos histórico-culturais, científicos e tecnológicos, de desenvolvimento de autonomia, de reconhecimento e valorização de diferenças, de diálogos e participação democrática. “Os estudantes são diferentes, possuem ideias comuns, mas também, dispares uma das outras, por isso, os professores devem estar também, abertos à proposta de pluralidade, respeitando o perfil de cada aluno, e em cada situação, uma oportunidade de novas experiências para que os seus estudantes acalcem o aprendizado”, destacou ele.
Após sua fala, o professor César Ritter passou as orientações das dinâmicas pedagógicas dessa manhã de quinta-feira. Na sexta, os professores participarão de palestras que abordarão o suicídio na adolescência e educação e espiritualidade.