Nos dias 23 e 27 de setembro as turmas dos 7º anos do Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte, realizaram uma saída de estudos entre as cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Guaíba.
Neste projeto, os alunos visitaram o Santuário Mãe de Deus localizado no Morro da Pedra Redonda, em Porto Alegre. Após a visitação ao Santuário, seguiram em direção à colônia de pescadores Z5, localizada na Ilha da Pintada, já na região que pertence ao Parque Estadual do Delta do Jacuí. No píer da colônia Z5, os alunos subiram a bordo do Barco Escola Porto Alegre 10, no qual tiveram uma grande aula sobre a fauna e flora do Delta do Jacuí, bem como sobre preservação ambiental dos nossos rios e lagos.
Após o trajeto no Barco Escola Porto Alegre 10, os alunos seguiram para a cidade de Guaíba, onde realizaram um city tour em uma Jardineira histórica, passando por importantes pontos turísticos, não apenas da cidade de Guaíba mas para o nosso Estado, como o antigo Matadouro Municipal, o Matadouro particular São Geraldo, o Museu Histórico Carlos Nobre, em homenagem ao importante jornalista do nosso Estado. Por ser cidade berço da Revolução Farroupilha, a cidade de Guaíba preserva alguns locais importantes para este evento marcante da nossa história, como a Casa de Gomes Jardim, na qual os familiares descendentes de Gomes Jardim, vice-presidente da República Riograndense, proclamada entre 1835 e 1845, fazem o resgate fidedigno a nossa história, o Cipestre Farroupilha, árvore símbolo da nossa revolução, a casa Vitrine Gaúcha, que mantém uma pira com a chama crioula acesa durante todo ano, além de uma bela exposição sobre a história do Rio Grande do Sul.
Por fim, os alunos retornaram para Porto Alegre a bordo do catamarã, importante meio de transporte entre as cidades de Guaíba e Porto Alegre. Este trajeto realizado pelo lago Guaíba foi durante mais de 2 séculos a única ligação que existia entre a região sul do nosso Estado e a cidade de Porto Alegre. Apenas após as construções das pontes ligando as duas cidades, já no final do ano de 1958, é que a travessia de balsa deixou de ser realizada.
Os Professores que participaram desta saída de estudos foram: Carla Roxo e Décio Júnior, ambos da disciplina de História, Arthur Castilhos, disciplina de Geografia, e Carla Torre, da disciplina de Ciências.