Uma Instituição de Ensino com mais de um século na prestação de serviço educacional de qualidade e competência; uma Escola de princípios e valores cristãos, num ambiente de convivência e fraternidade, que podemos descrever em duas singelas e profundas palavras: Santa Família. Assim foi alicerçado os fundamentos de uma educação para milhares de estudantes que tiveram o amparo na construção de vidas felizes e prósperas.
No ano de 1907, com ímpeto de coragem evangélica, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, lançaram as bases desta renomada instituição. Teve início com apenas 60 crianças de famílias operárias do Bairro Navegantes. Com profundo zelo missionário, as irmãs cumpriam diariamente o longo trajeto do centro da capital, onde residiam, até o Colégio, tudo para dispensar a cuidadosa missão de educar não só o intelecto, mas, sobretudo o coração.
Já em 1911 teve início a construção do primeiro prédio, onde encontra-se a atual edificação da escola. Sua ampliação aconteceu 13 anos mais tarde. Durante os anos seguintes sempre houve grandes desafios que tornaram mais sólidas as esperanças em oferecer uma educação sedimentada nos valores do evangelho, inspiradas nos perenes ensinamentos de São Francisco de Assis e fortificado nos alicerces da Família de Nazaré, assim transformando as tristezas em alegrias, modificando todo desânimo em esperança.
Novos horizontes, novos caminhos se abrem para continuar esta belíssima história. A mesma confiança imprimida nos corações de suas diletas filhas por Madre Madalena Damen, fundadora da congregação, acerca da caridade cristã através do carisma educacional, hoje é reavivada plenamente na continuação dos trabalhos pela Rede de Escolas São Francisco.
No dia 27 de julho de 2011 iniciaram as tratativas entre a Rede de Escolas São Francisco e as Irmãs Franciscanas, com o objetivo de conhecer a realidade da Escola Santa Família e a possibilidade da parceria do São Francisco para manter a Instituição. No decorrer do mês de julho e durante o mês de agosto foram realizados diversos encontros entre as duas mantenedoras e no dia 13 de setembro de 2011 foi assinado, oficialmente, o Acordo de Cedência com Contrapartida entre a Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, Mantenedora da Rede de Escolas São Francisco e a Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade, Mantenedora da Escola Santa Família.
No dia 14 de setembro de 2011 foi realizada a reunião com os professores e funcionários da Escola. Os colaboradores ouviram os motivos que levaram a troca de Mantenedora, afiançando a necessária conjugação de força para retomar e dar continuidade ao projeto de ensino, equacionando, deste modo, o equilíbrio administrativo-financeiro e assim, garantir melhorias na gestão.
No dia 15 de setembro foi realizada a Assembléia com a comunidade escolar. Transparência, clareza e objetividade, assim foram explicadas as razões para a troca da mantença. A opção pela escolha da Rede de Escolas São Francisco, foi informada à comunidade pela confiança, pela credibilidade, pela similaridade do projeto de ensino e, acima de tudo, de saber que mudanças sempre vão ocorrer na história de pessoas e instituições, contudo, jamais serão alteradas as bases que solidificam a finalidade da Escola Católica. A fraternidade, a solidariedade, a Paz e o Bem Querer continuam sendo suporte neste novo caminho: de continuidade, de mudança, de confiança, de educação!
O mesmo caráter confessional, o mesmo santo padroeiro, a mesma esperança no projeto de educação integral, nos dá certeza que é possível conjugar numa mesma missão o ontem e o hoje, afinal, formando cidadãos conscientes e éticos que atuam na sociedade com criatividade e competência e educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade, num ambiente seguro e sadio, constitui propósito da identidade da Escola Católica. Queremos certificar toda comunidade escolar que nossos trabalhos não serão somente de integração, mas de complementação. Construir em base sólida é edificar com segurança respostas novas para os novos tempos. Fazer parte da Rede de Escolas São Francisco é integrar-se no compromisso permanente de desenvolver todo conhecimento na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, capacitando pessoas na promoção da Paz e da Justiça, zeladores do tempo presente até a pleno desenvolvimento da Civilização do Amor.
Sob a proteção de São Francisco de Assis, padroeiro de nossas Escolas e intercessão de Nossa Senhora de Fátima, Mãe da Igreja e nossa Mãe, todos os trabalhos tenham sempre a fecundidade da alegria e do entusiasmo, e que somente Educando com a Graça de Deus podemos discernir sua verdadeira vontade.