PROJETO CIDADANIA DESPERTOU EMPATIA NOS ALUNOS

O ingresso no Ensino Médio é um período de construção e reconstrução de conceitos já conhecidos como o da Cidadania. Sendo assim, o amadurecimento e entendimento do mesmo, nesse momento da vida, faz-se fundamental para nossos jovens, tanto na teoria como na prática. Nesse projeto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio / Turma 11 do Instituto São Francisco- Santa Família puderam unir teoria e prática e realizar uma aprendizagem muito significativa em várias áreas do conhecimento.
Nessa segunda feira, dia 21 de outubro, juntamente com a professora de Sociologia/Filosofia Sílvia Rocha, a turma realizou uma Ação Voluntária, parte fundamental do projeto Cidadania, onde os alunos proporcionaram um café da manhã especial no Albergue para Moradores de Rua Monsenhor Felipe Dhiel, no bairro Navegante. Além disso, foram feitas doações de alimentos perecíveis e materiais de limpeza, recolhidos na Gincana Escolar, para essa instituição social e a entrega de lembrancinhas para os moradores de rua.
Os alunos assistiram palestra sobre o funcionamento do albergue e realizaram a visita às dependências do local.
Todos participaram ativamente da ação, exercendo sua cidadania em prol de um mundo melhor, garantindo direitos fundamentais para as pessoas necessitadas, como o direito de ter uma alimentação e ambiente saudável para dormir.
Relato da aluna Lua P. da T11:”
Nossa turma organizou a ação social com muito carinho! Dividimos as tarefas e juntos concluímos o projeto. Na chegada, percebemos a importância do que estávamos fazendo. Lá aprendemos sobre o funcionamento de um albergue e como ajudar mais a sociedade. Ficamos gratificados por ajudar os moradores de rua, pessoas que muitas vezes,não tiveram escolha ou oportunidades.”