Scroll Top

Projeto Fungos – Nível II – SF E.I. Zona Sul

Projeto Fungos.

Durante o estudo do Folclore e dos  seus personagens, os alunos do Nível 2 da EIZS construíram um Saci com de massa de modelar caseira. Os Sacis foram colocados dentro de um saquinho. E uma surpresa inesperada aconteceu. Eles mofaram. 

Não ficamos tristes, porém muito curiosos, afinal por que isso havia acontecido?

A curiosidade nos fez seguir em frente para pesquisar e descobrir o que havia acontecido. Uma das nossas descobertas foi que os fungos: “mofo”, gostam de umidade (água). E assim colocando a massinha de modelar dentro do saquinho criamos um ambiente perfeito para o mofo crescer.

Usamos um microscópio para melhor observar o que aconteceu; com todos os cuidados de proteção e higiene partimos para a pesquisa.

Os experimentos foram testados de diversas formas.

No pote de sorvete onde haviam ficado restos da massa de modelar também cresceram os fungos, que descobrimos que também são seres vivos.

Na nossa pesquisa também descobrimos que o chulé é um tipo de fungo e que existem muitos tipos de fungos como, por exemplo, os cogumelos, existem alguns que podemos comer e outros são venenosos, apresentando-se  em algumas formas com a cor vermelha.

Os estudantes puderam observar um cogumelo comestível, provando e cortando, perceberam como ele é por dentro, sentiram sua textura, gosto e cheiro. Nessa pesquisa descobrimos o valor nutricional do cogumelo, que oferece uma boa fonte de proteínas, sendo opção para a substituição da carne ou para diminuir o consumo dela.

Outra descoberta muito interessante ao estudar os cogumelos comestíveis, foi descobrir que os fungos também são usados na fabricação do fermento biológico que serve para o crescimento de massas de pão e bolo.

Então fomos testar fazendo uma deliciosa pizza, colocando a mão na massa e testando o fermento biológico, que parece muito grãos de areia e que não tem cheiro agradável (comentário da turma).

Para acabar nossa investigação chegou o momento de descartar a atividade que mofou, sabendo agora que mofo não faz bem à saúde e que podem causar alergias.

A parte boa de tudo isso é que transformamos em pesquisa a atividade que não deu certo.

Seguindo a Base Nacional Comum Curricular os objetivos mais importantes na educação infantil,  são deixar a criança experimentar, testar, pensar, observar, provar e  manter-se curioso de forma saudável e se preparando para ser um ser transformador.

Clique aqui para ver todas as fotos!

redesf

redesf

Deixe seu comentário

Sobre a Rede

Missão: Educar para o futuro desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana, num ambiente seguro e acolhedor.

Visão: Pais, professores e escola integrados na educação dos filhos e alunos.

Valores: Uma educação permeada de amor com base na compreensão e no respeito ao outro, onde todos são importantes.

Posts Recentes

Rede de Escolas São Francisco